(065) 2127-8657 | Whatsapp: (65) 99259-7981 contato@castrillonclinica.com.br
Escolha uma Página

alta performance

No ambiente de alta performance e de atletas competitivos, o médico do esporte irá trabalhar junto ao atleta para a melhora de seu rendimento esportivo, englobando diversas variáveis, como prevenção e tratamento de lesões, otimização da recuperação, melhora do tempo ou da qualidade do gesto esportivo a depender da modalidade.

esportistas

No ambiente de esportistas, ou seja, pessoas que praticam atividade física de forma regular na população geral, o médico do esporte pode exercer papel semelhante ao realizado com atletas competitivos, porém individualizando cada conduta a depender da demanda do paciente.

Nosso corpo

Para colocar tudo em prática, devemos ter conhecimento de como funciona os principais sistemas do nosso corpo: cardiocirculatório, pulmonar, osteomuscular, endócrino, neural; de forma a perceber a influência de cada um na fisiologia do esportista ou atleta. Isso contempla pessoas saudáveis ou com qualquer doença crônica que tenha ganho no tratamento com a realização de exercícios físicos regulares (das mais comuns, todas entram nesse pacote!).

Revolucionar

A medicina do esporte veio para revolucionar: é específica, e ao mesmo tempo abrangente; é atual, mas teve início na Grécia Antiga; sabemos o que fazer com o conhecimento dela, porém os desafios surgem em cada paciente de forma inesgotável.

SEU CORPO É UMA MÁQUINA

“Nossa missão é fazer dela a melhor possível!”

Desempenho

Atualmente, a busca pela melhora da performance esportiva e/ ou da melhora da composição corporal tem sido muito comum, não apenas por atletas e competidores, mas também por desportistas. Por isso, desenvolvemos vários protocolos exclusivos voltados para o esporte e melhora da composição corporal.

Emagrecimento

As mudanças da composição corporal, que compreendem a perda de gordura, o aumento de massa muscular, e a definição corporal, ou seja, o emagrecimento saudável, envolvem uma mudança da dieta com as correções nutrológicas dos macros e micronutrientes necessárias, a prática de atividade física direcionada para os melhores resultados, e a suplementação, caso necessário, embasados nos estudos com melhores níveis de evidência e alto grau de recomendação da atualidade. Nada disso adianta, se não houver uma avaliação metabólica e hormonal completa, para avaliar a necessidade de tratamento medicamentoso ou homeostase hormonal, que só o médico poderá manejar, levando seu organismo ao equilíbrio.

Hipertrofia

A hipertrofia muscular corresponde ao aumento da massa muscular que é o resultado do equilíbrio entre três fatores: prática de exercício físico intenso, alimentação adequada e descanso. A hipertrofia pode ser conseguida por qualquer pessoa, desde que siga um plano de treino adequado para o seu objetivo, tenha uma alimentação correta e descanse os grupos musculares pelo menos 24 horas antes de trabalhá-los novamente, pois a hipertrofia não ocorre durante o treino, mas sim durante o descanso.

LESÕES MAIS COMUNS EM ATLETAS

A prática esportiva em atletas profissionais e amadores trazem muitos benefícios à saúde, especialmente no que diz respeito ao condicionamento físico de quem os pratica. Porém, é inevitável que durante a execução dos exercícios ocorra eventuais situações como fraturas e lesões.

Lesões Musculares

Muito recorrente em atletas, as lesões musculares podem ocorrer vindo de traumas durante a prática da atividade física, como um tombo ou uma pancada no músculo, causando inchaço na musculatura e prejudicando a mobilidade do indivíduo.

Além das lesões traumáticas, existem aquelas que não são originadas por traumas, mas pelo esforço físico em demasia. As câimbras são o resultado de tal problema, visto a falta de nutrientes no organismo, falta de alongamento ou, como já citado, o uso excessivo dos músculos.

Entorses

Sejam elas no pulso ou tornozelo, as entorses podem ocorrer com maior reincidência em atletas que praticam esportes de impacto, onde exigem saltos ou mudanças repentinas de direção.
Tal entorse, em especial no tornozelo, ocasiona uma lesão nos ligamentos da região, causando inchaço e impossibilidade de locomoção. As entorses acabam também entrando em lesões liga mentares, também muito frequente em atletas, até mesmo amadores, que acabam por vezes correndo em locais irregulares e sofrendo uma torção.

Fraturas de Estresse

As fraturas de estresse são lesões ósseas que afetam atletas que praticam movimentos repetitivos durante o exercício físico, rompendo o tecido ósseo e causando pequenas fissuras nos ossos que podem se romper em casos onde um especialista não for procurado.

Visando evitar tais fraturas o médico do esporte, em conjunto com o fisiologista esportivo, elaborará uma série de exercícios onde o corpo do atleta suporte a intensidade e a sua frequência, em prol de que as lesões por estresse não ocorram. Para isso, é feita uma avaliação junto ao fisiologista onde toda a composição biológica do indivíduo é feita em para compreender as capacidades do atleta e suas deficiências.

Faça avaliação física conosco.

Transformar a prática de atividade física um hábito é a escolha certa para quem quer melhorar sua saúde, qualidade de vida, autoestima e evitar diversas doenças cardiovasculares e metabólicas.

contato

Entre em contato

6 + 8 =

Nossos Horários:

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00

Sábado e Domingo: Fechado

× Como posso te ajudar?